Cada vez mais, percebe-se a importância de uma boa interação e integração entre funcionários e empresa. Sabendo disso, podemos acrescentar à equação o diferencial do psicólogo, pois é o profissional capacitado e instruído sobre comportamento humano, motivação, percepção e satisfação.
A perspectiva antiga de recrutamento, avaliação e treinamento não abarca toda a gama de possibilidades da área de Recursos Humanos.
A Psicologia Organizacional evoluiu de acordo com as necessidades da sua área de atuação. Se outrora ela tinha como foco apenas os locais de trabalho, atualmente se ocupa da estrutura das organizações, pensando em ações mais estratégicas que possam intermediar as potencialidades e necessidades tanto da empresa como de seus colaboradores, mantendo um ambiente produtivo e saudável.
O nível de complexidade das organizações tende a aumentar juntamente com as exigências do mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, uma visão ampla e a longo prazo garante um funcionamento mais coeso com as demandas da empresa, bem como ações mais assertivas diante de problemas e mudanças.
A atuação do psicólogo(a) no ambiente organizacional
O profissional da Psicologia Organizacional se apresenta como aquele capaz de entender os processos organizacionais de forma integrada. Suas habilidades permitem que proponha intervenções relacionadas à melhoria de desempenho de atividades tanto para questões pontuais quanto para ações futuras.
Diante das cobranças mercadológicas, o diferencial competitivo e inovador reflete no posicionamento da empresa e na forma como ela é vista. O desenvolvimento de um compromisso cooperativo, bem como de um crescimento compartilhado na equipe, é primordial para que isso aconteça e é o efeito que se espera do psicólogo atuante na área de Recursos Humanos.
De forma mais objetiva e geral, podemos listar algumas ações que englobam a atuação do psicólogo. Suas propostas devem:
• abarcar, amplamente, equipes multiprofissionais, realizando estudos acerca do ambiente e cultura da organização;
• buscar ações que visem o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, por meio de avaliações, treinamentos;
• contemplar estratégias que melhorem a produtividade, bem como a qualidade de vida e satisfação de todos os que atuam na empresa.
É importante ressaltar que todas essas questões são interligadas, portanto, influenciam umas às outras.
A. O diferencial do psicólogo(a) no ambiente organizacional
B. Ser psicólogo é um exercício constante de empatia. É observar as relações humanas e tentar entender comportamentos, aprendizagens, histórias de vida, tentando proporcionar contextos mais saudáveis e histórias mais construtivas para as pessoas.
Poder contar com a atuação de um psicólogo na área de Recursos Humanos não é um desejo frívolo, mas uma necessidade cada vez mais presente nas relações empresariais. O sucesso não se constrói sozinho, mas com uma bela associação entre uma diversidade de pessoas que almeja um bem comum. É essa associação que o psicólogo ajuda a edificar.